NOTÍCIA

IMERSÃO TÉCNICA NA BIBLIOTECA DE CUIABÁ FECHA 1º CICLO COM CHAVE DE OURO

Data: Quarta-feira, 14/01/2026 18:11

A ideia é tornar unidade do Centro Histórico mais viva e atrativa; secretário prevê área dedicada a autores cuibanos

Cuiabá está entre os oito municípios participantes do primeiro ciclo de imersão cultural do Programa de Capacitação para o Fortalecimento do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca de Mato Grosso. A atividade foi realizada nessa segunda e terça-feira (12 e 13) e a unidade contemplada foi a Biblioteca Municipal Manoel Cavalcanti de Proença, localizada na sede da Secretaria Municipal de Cultura de Cuiabá.

O programa de capacitação é uma iniciativa do Instituto Saberes, em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel/MT) e o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Mato Grosso (SEBP/MT). Para a imersão em Cuiabá, contou com a parceria da Prefeitura e a presença do secretário Municipal de Cultura Johnny Everson.

A atividade foi conduzida pela bibliotecária Waldineia Almeida, que inspirou a equipe com novas perspectivas sobre o papel contemporâneo das bibliotecas. Durante a imersão, os participantes exploraram caminhos para transformar o espaço mais acessível, vivo e pulsante — um lugar de encontros, convivência, criatividade e promoção da leitura. 

Foram debatidas estratégias para fortalecer a atuação da biblioteca como equipamento cultural da capital mato-grossense, como a formação de agentes da leitura, o desenvolvimento de projetos literários e a criação de programações diversificadas e permanentes. A equipe também mergulhou no planejamento do plano anual de ações, desenhando atividades, eventos e iniciativas capazes de aproximar ainda mais o público do universo da leitura e da cultura. Ao final da formação, foi elaborada uma lista de melhorias, formalmente entregue ao secretário de Cultura.

Johnny Everson, que esteve no encerramento da imersão e elogiou a iniciativa do Instituto Saberes e da Secel/MT, assegurou que buscará ferramentas para implementar as necessidades e destacou o desejo de criar na Biblioteca Manoel Cavalcanti de Proença uma área dedicada exclusivamente aos livros de autores cuiabanos, promovendo encontros com os escritores e tornando o espaço, localizado no Centro Histórico de Cuiabá, além de referência em educação e cultura, em um ponto turístico de Cuiabá e um lugar de pertencimento ao povo cuiabano. “Se a gente concentrasse um espaço de acesso ao escritor cuiabano, para que ele aqui tivesse prioridade, talvez seria uma ação estratégica que valorizasse uma biblioteca física em tempos de virtualização”, reflete.

 

Sobre a imersão

A imersão nas bibliotecas participantes do Programa de Capacitação para o Fortalecimento do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca de Mato Grosso foi pensada para oferecer acompanhamento técnico diretamente nos territórios e dialogar com as particularidades de cada município. O objetivo é apoiar a modernização da gestão, fortalecer políticas públicas do setor e ampliar o impacto social e cultural desses espaços.

Até o primeiro semestre de 2026, 20 bibliotecas públicas e comunitárias em Mato Grosso participarão da imersão. O primeiro ciclo, no qual Cuiabá está inserido, termina neste mês de janeiro, enquanto outras 12 unidades serão selecionadas em breve.

Participam do Programa de Capacitação 112 municípios. Desses, 20 serão beneficiados com a imersão.

 

Conheça o Programa

Mais informações sobre o  Programa de Capacitação para o Fortalecimento do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca de Mato Grosso, pelo site www.capacitacaodebibliotecasmt.com.br e pelos perfis @capacitabibliotecasmt e @institutosaberess no Instagram.